domingo, 31 de outubro de 2010

“Internet X Sedentarismo”

            Se o assunto for o uso do computador, automaticamente, todos pensam em sedentarismo, horas e horas sentados em frente à máquina enquanto poderiam estar praticando algum esporte ou fazendo outra atividade qualquer. Em meio a essa temática está o estilo de vida sedentário das crianças que já nascem inseridas nesse “mundo digitalizado” e aprende a utilizar o computador e a internet muito cedo. Como não poderia deixar de ser, essa preocupação adentra a escola levando o professor a refletir e a pensar formas de utilização dessas ferramentas como aliadas no combate ao sedentarismo e a obesidade, estimulando o aluno a pesquisar e conhecer estilos de vida saudáveis.
            Com base nas propostas dos educadores Fernando Potenza da Silva Leite e Sandra de Barros Martins, pode-se encontrar boas sugestões de temas a serem trabalhados em sala de aula desde a Educação Infantil, dando continuidade no Ensino Fundamental. Os educadores apontam temas que poderão ser desenvolvidos em várias disciplinas, desde que sejam feitas as devidas adaptações. Algumas sugestões são desenvolver os temas nas aulas de Ciências, Educação Física, Saúde, sem deixar de lado a interdisciplinaridade, visto que esses temas utilizam textos, gráficos, tabelas, números, computadores, internet...


            Para iniciar os pequenos no mundo dos hábitos saudáveis, as crianças poderão assistir aos vídeos de uma campanha de prevenção à obesidade infantil produzidos pelo governo de Santa Catarina que pode ser acessado através do endereço <http://www.youtube.com/watch?v=cGUBYsLhfzc>, no site youtube. Assim, as crianças poderão assistir Chapeuzinho vermelho dando dicas de atividades físicas ao Lobo Mal, que em seguida ensinará o que aprendeu aos Três Porquinhos. Na sequência encontramos a Branca de Neve oferecendo salada aos Sete Anões no lugar da deliciosa torta de maçãs. Com certeza as crianças irão se divertir e aprender se após a apresentação dos vídeos for proposto que tragam de casa embalagens de alimentos consumidos por eles durante uma semana e imagens de pessoas praticando atividades físicas para que seja feita uma discussão sobre os temas, finalizando com a confecção de um cartaz para ser fixado na sala de aula. As crianças poderão ainda assistir ao vídeo Doki descobre esportes disponibilizado no site youtube no endereço <http://www.youtube.com/watch?v=xpZ5YyVVkA8&p=E8E4FADC3DED4729&playnext=1&index=37>.

            Para os alunos do Ensino Fundamental uma boa opção é explorar o site Alimentação Saudável no endereço <http://www.alimentacaosaudavel.org/>. A primeira atividade pode ser iniciada com os alunos anotando os alimentos que consomem durante o dia, incluindo aqueles que são ingeridos nos intervalos das refeições para que sejam feitas análises a respeito do que estão ingerindo no dia a dia, se esses alimentos são saudáveis ou prejudiciais à saúde. A análise dos dados coletados pode ser feita pelo próprio aluno ao clicar no menu “Guia Nutricional de Alimentos”. Em seguida, os alunos deverão clicar no menu a opção “Alimentação Saudável na Vida” para ter acesso a um quadro que traz aos alimentos adequados às suas faixas etárias. Com isso, todos poderão refletir sobre os alimentos que estão consumindo, se eles são apropriados às suas necessidades, podendo ainda traçar um cardápio mais adequado, considerando seus gostos e preferências, sem deixar de lado a necessidade de ingerir alimentos saudáveis. Para incrementar a pesquisa apresente à turma o site “Guia de Alimentos” na página <http://www.terra.com.br/saude/infograficos/calorias>, e peça para que calculem o número de calorias que consomem em um dia. Ao final, façam uma avaliação para descobrirem se os alimentos ingeridos por eles ao longo do dia são suficientes para suas necessidades, se faltam ou se sobram calorias. O site “Saúde em Movimento”, no endereço <http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/imc.htm> traz uma tabela de cálculo do índice de massa corporal (IMC). Após descobrir o seu IMC, o aluno poderá consultar o site “Nutri Web” <http://www.nutriweb.org.br/n0201/gasto.htm> e verificar o consumo de calorias de uma infinidade de atividades físicas. Para saber o que é obesidade, como se desenvolve ou se adquire, como é feito o diagnóstico, quais as implicações que a obesidade traz à saúde, quais os tratamentos etc., o aluno pode pesquisar no site “ABC da Saúde”, <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303>. E, para fechar esse projeto com grande estilo, o professor pode orientar os alunos a assistirem o vídeo “Atividade física para crianças”, disponibilizado no endereço <http://www.youtube.com/watch?v=Ccw1c0-PGUM&feature=related>.
            Depois de tantas atividades, pode-se afirmar que o uso do computador não é sinônimo de sedentarismo, mas sim de muito trabalho, conscientização e aprendizagem. Para quem quiser saber um pouco mais a respeito do uso do computador e da internet para acabar com o sedentarismo, segue uma lista de endereços que poderão ser acessados com o objetivo de ajudar na conscientização dessa nova geração, quanto à importância de manter hábitos saudáveis como boa alimentação e prática de atividades físicas, para conquistar saúde e longevidade.

Sites para consulta