sexta-feira, 28 de novembro de 2014

ATIVIDADE AVALIATIVA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TICs

TÍTULO
            De onde vem o arco-íris?

CONTEÚDO
            Ciências Naturais

PÚBLICO ALVO
            Ensino Fundamental Série Iniciais

CONTEÚDOS EDUCACIONAIS
            Ciências Naturais “refração”

TEMA
            Ambiente

MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS
  • Laboratório de informática.

OBJETIVOS DA AULA
  • Ensinar como o arco-íris é formado, levando os alunos a conhecer a explicação científica sobre o fenômeno;
  • Compreender o conceito de “refração” que é a passagem da luz de um meio para outro;
  • Oportunizar ao aluno o uso do computador e da internet como fonte de pesquisa;
  • Possibilitar que o aluno utilize o computador e a internet como aliados na construção e internalização dos conteúdos que serão estudados.

CONTEXTUALIZAÇÃO

            O recurso utilizado como objeto de aprendizagem é um vídeo do episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola. Este material traz a explicação de como o arco-íris é formado a partir da incidência da luz solar nas gotas de água. Nesta apresentação, veremos um personagem que representa o cientista “Isaac Newton” apresentando a experiência do prisma para explicar a refração.


DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

            O professor deverá iniciar a aula apresentando uma imagem do arco-íris e perguntando aos alunos o que eles sabem sobre ele. Neste momento, o professor deverá ouvir os comentários das crianças, respeitando os saberes prévios de cada um.

http://curiosidades.batanga.com/sites/curiosidades.batanga.com/files/imagecache/primera/13-arcoiris.jpg

       Em seguida, deverá ser apresentado aos alunos o vídeo “DE ONDE VEM O ARCO-ÍRIS?”.



            Após a apresentação do vídeo o professor deverá iniciar uma conversa com os alunos a respeito do que acabaram de assistir. Para verificar quais são as dúvidas e o que os alunos aprenderam, algumas questões poderão ser lançadas como:
  • Vocês se lembram do título do vídeo que acabamos de assistir? Ele fala sobre o que?
  • Vocês se lembram que a mãe de Kika disse a ela que o arco-íris vinha da água da mangueira? Por que ela disse isso?
  • Vocês se lembram quantas e quais são as cores básicas do arco-íris?
  • O que acontece quando a luz branca do Sol penetra nas gotas de água da chuva, ou de uma cachoeira, por exemplo?
  • O que é o espectro solar?
  • A luz do Sol é branca por quê?
            

AVALIAÇÃO
            A avaliação será de forma contínua, ou seja, durante todo o desenvolvimento das atividades propostas. Assim, todas as dúvidas que forem surgindo, poderão ser esclarecidas, priorizando o aprendizado de toda a turma.
            Serão observados ainda:
·        O interesse dos alunos em participar dos experimentos;
·        Se todos conseguiram compreender o conceito de "refração";
·        A interação entre os alunos no desenvolvimento das tarefas;
·        Se os alunos conseguem utilizar o computador para acessar páginas da internet e assistir a vídeos;
·        Se o vídeo os ajudou na compreensão e internalização dos conteúdos dados.


TEORIA DE APRENDIZAGEM QUE MELHOR FUNDAMENTA O OBJETO DE APRENDIZAGEM SELECIONADO E A ATIVIDADE ELABORADA
            O objeto de aprendizagem selecionado (vídeo), trabalhado de forma isolada, transformar-se-ia em uma Teoria de Aprendizagem Comportamentalista, onde o computador seria utilizado como uma máquina de ensinar, uma vez, que assistir a um vídeo pressupõe uma atividade de instrução.
            No entanto, ao elaborar uma sequência de atividades a serem desenvolvidas imediatamente após assistirem ao vídeo, trouxe aos alunos a possibilidade de construção dos conhecimentos diante da prática de experimentos seguidos de discussões a respeito do conteúdo apresentado.
            Dessa forma, a aula passa a ter características do construtivismo, uma vez que põe o aluno em interação com o conteúdo abordado, possibilitando a interação do sujeito com o meio, ou seja, do aluno com o objeto de sua aprendizagem.

COMENTÁRIO
            A partir do desenvolvimento desta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre fenômenos da natureza de maneira interativa e lúdica, por isso o aprendizado terá maiores possibilidades de ocorrer, e, sobretudo, de maneira significativa. A apresentação de um vídeo para introduzir a aula muda a rotina e insere os alunos no mundo digitalizado, pois utiliza o computador e a internet para acessar ao vídeo.

REFERÊNCIA

            Portal do professor:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links.html>. Acesso 01 dezembro 2014.
            Portal São Francisco:
<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/imagens/cromaterapia-12.jpg>. Acesso em 01 dezembro 2014.




EXPERIÊNCIAS

1º EXPERIMENTO:
            A luz tem cor?
A partir do desenvolvimento dessa atividade os alunos conseguirão ver as cores do arco-íris refletidas no papel branco, o que facilitará o entendimento sobre o que é a refração.

“A luz não tem cor?”
Materiais necessários:
  • Copo de vidro com água;
  • Lanterna;
  • Papel branco.
Como fazer:
Os alunos deverão colocar o papel branco em frente ao copo com água.
Em seguida, a lanterna deverá ser posicionada ao lado do copo. 

Resultado esperado
            Aparece um arco-íris refletido no papel.

Explicando o experimento
            O copo d’água separa as cores da luz que é emitida pela lanterna, assim como a nuvem faz com a luz do Sol. A luz que aparece, na verdade, é uma mistura de cores coloridas e, por isso, não ter cor nenhuma. Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca. Quando misturadas, nós não conseguimos ver cor nenhuma, mas se passarmos a luz por um copo d’água, por exemplo, podemos ver as cores separadas ou um arco-íris.

2º EXPERIMENTO
“Formação da cor branca”
            A realização desse experimento se inicia com o professor apresentando aos alunos as sete cores que compõem o arco-íris que são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, turquesa e violeta. O objetivo dessa experiência é ajudar aos alunos a compreender que a cor branca se forma a partir da mistura das sete cores que a compõem.
Materiais necessários:
  • Cartolina branca
  • Cartolina vermelha
  • Cartolina laranja
  • Cartolina amarela
  • Cartolina verde
  • Cartolina azul
  • Cartolina turquesa
  • Cartolina violeta.
Como fazer:
  O primeiro passo é cortar um disco na cartolina branca deixando um buraco no meio para poder girá-lo. 
 Divida o disco em sete partes e em cada parte cole um pedaço de cartolina das cores citadas acima até preenchê-lo por completo. 

Imagem de um espectro solar. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/imagens/cromaterapia-12.jpg>. Acesso em 10 de dezembro de 2014.



● Gire o disco rapidamente e veja o que acontece.


Resultado esperado
            Você irá ver apenas a cor branca, enquanto a cartolina estiver girando rapidamente.
            Após o desenvolvimento do 2º experimento algumas perguntas poderão ser feitas para que não fiquem dúvidas a respeito do conteúdo ensinado como, por exemplo:

  • Por que ao girarmos rapidamente o disco colorido não vimos as cores que estavam nele?
  • Por que isso acontece?

ATIVIDADE

Teste seus conhecimentos!
Acesse o link: http://criancas.uol.com.br/atividades/quizzes/quiz-das-cores.jhtm e responda o Quiz das cores.






sábado, 15 de novembro de 2014

Imóveis abandonados em Bom Jesus do Itabapoana

No município de Bom Jesus do Itabapoana um imóvel abandonado tem causado transtornos aos moradores da Rua Francisco Moraes Borges, no Bairro Oscar Campos.
Trata-se de um sobrado desocupado há mais de cinco anos que não recebe manutenção do proprietário e acumula muita sujeira, prejudicando a vizinhança, uma vez que o lixo acumulado atrai insetos e roedores. Outro problema ocasionado pela falta de manutenção é o comprometimento da estrutura do imóvel que começa a apresentar sinais de desgaste. As portas do imóvel foram destruídas por cupins, o telhado do terraço praticamente não existe e o acúmulo de água e lixo colaboram para a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue.



Infelizmente, esse não é o único caso que incomoda os moradores do município. Outros casos já vivaram manchete de conceituados veículos de comunicação como o G1, que traz a seguinte matéria: “Abandono em casa de saúde de Bom Jesus de Itabapoana, RJ. Prédio da Casa de Saúde Aurora Avelino está com vários problemas. Atualmente, a população conta apenas com o Hospital São Vicente de Paulo.” http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/09/abandono-em-casa-de-saude-de-bom-jesus-de-itabapoana-rj.html

O site brasil.voxquo.com também destaca a cidade de Bom Jesus do Itabapoana com o seguinte artigo: “Escola vira ponto de tráfico de drogas em Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Prédio de escola foi interditado há três anos pela Defesa Civil. Local abandonado virou ponto de tráfico de drogas e prostituição.” http://brasil.voxquo.com/noticia-detalhe-media.asp?id=803577&t=Escola-vira-ponto-de-tr%E1fico-de-drogas-em-Bom-Jesus-do-Itabapoana-RJ 
    Mas nem tudo está perdido. A cidade de São Paulo mostra um bom exemplo a ser seguido com o anúncio de que a partir de 2015 a prefeitura irá cobrar IPTU progressivo para imóveis ociosos ou subutilizados na cidade. A lei que cria a cobrança foi sancionada em 2010 pelo então prefeito Gilberto Kassab. 

     Que sirva de exemplo!


domingo, 9 de novembro de 2014

O QUE É O VIRTUAL?

FAETERJ
BOM JESUS DO ITABAPOANA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TICS NA EDUCAÇÃO



FICHAMENTO DE LIVROS, ARTIGOS E TEXTOS SOBRE TICS.

Título:
O que é o virtual?
Autor:
Pierre Lévy
Editora:
Editora 34
Ano
1996 (8ª impressão em 2007)
Aluno:
Kennia Karla Eliseu de Oliveira e Silva
Breve Resumo (até 5 linhas).
O livro fala sobre o movimento de virtualização que vivemos hoje e a forma como ele afeta não somente a informação e a comunicação, mas a economia, as relações sociais, os quadros coletivos da sensibilidade e a inteligência. Diante dessa nova realidade, o autor cita que “não devemos nos lançar às cegas” à virtualização e sim aprender, pensar e compreender a virtualização em toda sua amplitude, uma vez que não é obrigatório a presença de computadores e redes de internet para que ela aconteça.
Temas abordados
O que é a virtualização?
A virtualização do corpo
A virtualização do texto
A virtualização da economia
As três virtualizações que fizeram o humano: a linguagem, a técnica e o contrato
As operações da virtualização ou o trívio antropológico
A virtualização da inteligência e a constituição do sujeito
A virtualização da inteligência e a constituição do objeto
O quadrívio ontológico: a virtualização: uma transformação entre outras
Observações
Ao falar sobre o que é o virtual, Pierre Lévy explica que vivemos em um mundo que é abstrato, portanto, virtual no que diz respeito à significação. Mas nem por isso devemos compreender que virtual é algo que não existe. No que diz respeito ao significado das palavras, ao pensamento e ao sentimento compreendemos que ambos são virtuais porque existem em seus significados, mas não podem ser apalpados, tocados. Se mudarmos o exemplo para uma empresa virtual iremos perceber que a virtualização da empresa muda a dinâmica espaço/tempo existente, mas ainda assim a empresa é real, ela existe em outro espaço e não depende do tempo cronológico. Portanto, a virtualização existe desde que existe a humanidade.