sexta-feira, 28 de novembro de 2014

ATIVIDADE AVALIATIVA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TICs

TÍTULO
            De onde vem o arco-íris?

CONTEÚDO
            Ciências Naturais

PÚBLICO ALVO
            Ensino Fundamental Série Iniciais

CONTEÚDOS EDUCACIONAIS
            Ciências Naturais “refração”

TEMA
            Ambiente

MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS
  • Laboratório de informática.

OBJETIVOS DA AULA
  • Ensinar como o arco-íris é formado, levando os alunos a conhecer a explicação científica sobre o fenômeno;
  • Compreender o conceito de “refração” que é a passagem da luz de um meio para outro;
  • Oportunizar ao aluno o uso do computador e da internet como fonte de pesquisa;
  • Possibilitar que o aluno utilize o computador e a internet como aliados na construção e internalização dos conteúdos que serão estudados.

CONTEXTUALIZAÇÃO

            O recurso utilizado como objeto de aprendizagem é um vídeo do episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola. Este material traz a explicação de como o arco-íris é formado a partir da incidência da luz solar nas gotas de água. Nesta apresentação, veremos um personagem que representa o cientista “Isaac Newton” apresentando a experiência do prisma para explicar a refração.


DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

            O professor deverá iniciar a aula apresentando uma imagem do arco-íris e perguntando aos alunos o que eles sabem sobre ele. Neste momento, o professor deverá ouvir os comentários das crianças, respeitando os saberes prévios de cada um.

http://curiosidades.batanga.com/sites/curiosidades.batanga.com/files/imagecache/primera/13-arcoiris.jpg

       Em seguida, deverá ser apresentado aos alunos o vídeo “DE ONDE VEM O ARCO-ÍRIS?”.



            Após a apresentação do vídeo o professor deverá iniciar uma conversa com os alunos a respeito do que acabaram de assistir. Para verificar quais são as dúvidas e o que os alunos aprenderam, algumas questões poderão ser lançadas como:
  • Vocês se lembram do título do vídeo que acabamos de assistir? Ele fala sobre o que?
  • Vocês se lembram que a mãe de Kika disse a ela que o arco-íris vinha da água da mangueira? Por que ela disse isso?
  • Vocês se lembram quantas e quais são as cores básicas do arco-íris?
  • O que acontece quando a luz branca do Sol penetra nas gotas de água da chuva, ou de uma cachoeira, por exemplo?
  • O que é o espectro solar?
  • A luz do Sol é branca por quê?
            

AVALIAÇÃO
            A avaliação será de forma contínua, ou seja, durante todo o desenvolvimento das atividades propostas. Assim, todas as dúvidas que forem surgindo, poderão ser esclarecidas, priorizando o aprendizado de toda a turma.
            Serão observados ainda:
·        O interesse dos alunos em participar dos experimentos;
·        Se todos conseguiram compreender o conceito de "refração";
·        A interação entre os alunos no desenvolvimento das tarefas;
·        Se os alunos conseguem utilizar o computador para acessar páginas da internet e assistir a vídeos;
·        Se o vídeo os ajudou na compreensão e internalização dos conteúdos dados.


TEORIA DE APRENDIZAGEM QUE MELHOR FUNDAMENTA O OBJETO DE APRENDIZAGEM SELECIONADO E A ATIVIDADE ELABORADA
            O objeto de aprendizagem selecionado (vídeo), trabalhado de forma isolada, transformar-se-ia em uma Teoria de Aprendizagem Comportamentalista, onde o computador seria utilizado como uma máquina de ensinar, uma vez, que assistir a um vídeo pressupõe uma atividade de instrução.
            No entanto, ao elaborar uma sequência de atividades a serem desenvolvidas imediatamente após assistirem ao vídeo, trouxe aos alunos a possibilidade de construção dos conhecimentos diante da prática de experimentos seguidos de discussões a respeito do conteúdo apresentado.
            Dessa forma, a aula passa a ter características do construtivismo, uma vez que põe o aluno em interação com o conteúdo abordado, possibilitando a interação do sujeito com o meio, ou seja, do aluno com o objeto de sua aprendizagem.

COMENTÁRIO
            A partir do desenvolvimento desta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre fenômenos da natureza de maneira interativa e lúdica, por isso o aprendizado terá maiores possibilidades de ocorrer, e, sobretudo, de maneira significativa. A apresentação de um vídeo para introduzir a aula muda a rotina e insere os alunos no mundo digitalizado, pois utiliza o computador e a internet para acessar ao vídeo.

REFERÊNCIA

            Portal do professor:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links.html>. Acesso 01 dezembro 2014.
            Portal São Francisco:
<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/imagens/cromaterapia-12.jpg>. Acesso em 01 dezembro 2014.




EXPERIÊNCIAS

1º EXPERIMENTO:
            A luz tem cor?
A partir do desenvolvimento dessa atividade os alunos conseguirão ver as cores do arco-íris refletidas no papel branco, o que facilitará o entendimento sobre o que é a refração.

“A luz não tem cor?”
Materiais necessários:
  • Copo de vidro com água;
  • Lanterna;
  • Papel branco.
Como fazer:
Os alunos deverão colocar o papel branco em frente ao copo com água.
Em seguida, a lanterna deverá ser posicionada ao lado do copo. 

Resultado esperado
            Aparece um arco-íris refletido no papel.

Explicando o experimento
            O copo d’água separa as cores da luz que é emitida pela lanterna, assim como a nuvem faz com a luz do Sol. A luz que aparece, na verdade, é uma mistura de cores coloridas e, por isso, não ter cor nenhuma. Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca. Quando misturadas, nós não conseguimos ver cor nenhuma, mas se passarmos a luz por um copo d’água, por exemplo, podemos ver as cores separadas ou um arco-íris.

2º EXPERIMENTO
“Formação da cor branca”
            A realização desse experimento se inicia com o professor apresentando aos alunos as sete cores que compõem o arco-íris que são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, turquesa e violeta. O objetivo dessa experiência é ajudar aos alunos a compreender que a cor branca se forma a partir da mistura das sete cores que a compõem.
Materiais necessários:
  • Cartolina branca
  • Cartolina vermelha
  • Cartolina laranja
  • Cartolina amarela
  • Cartolina verde
  • Cartolina azul
  • Cartolina turquesa
  • Cartolina violeta.
Como fazer:
  O primeiro passo é cortar um disco na cartolina branca deixando um buraco no meio para poder girá-lo. 
 Divida o disco em sete partes e em cada parte cole um pedaço de cartolina das cores citadas acima até preenchê-lo por completo. 

Imagem de um espectro solar. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/imagens/cromaterapia-12.jpg>. Acesso em 10 de dezembro de 2014.



● Gire o disco rapidamente e veja o que acontece.


Resultado esperado
            Você irá ver apenas a cor branca, enquanto a cartolina estiver girando rapidamente.
            Após o desenvolvimento do 2º experimento algumas perguntas poderão ser feitas para que não fiquem dúvidas a respeito do conteúdo ensinado como, por exemplo:

  • Por que ao girarmos rapidamente o disco colorido não vimos as cores que estavam nele?
  • Por que isso acontece?

ATIVIDADE

Teste seus conhecimentos!
Acesse o link: http://criancas.uol.com.br/atividades/quizzes/quiz-das-cores.jhtm e responda o Quiz das cores.






Nenhum comentário:

Postar um comentário